Onda
Notícias  »  FECIM 2022   »   FECIM – Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2022

FECIM – Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2022

FECIM – Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2022

SELEÇÃO NACIONAL DE FILMES DE CURTA METRAGEM, DE PROJETOS MULTIPLATAFORMAS E SÉRIES DE TV

O FECIM – Festival de TV e Cinema de Muqui realizado no Maior Sítio Histórico do Espírito Santo está em sua décima primeira edição e abre inscrições para filmes de curta metragem, projetos multiplataformas e séries de TV. O evento de difusão audiovisual acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2022 na modalidade híbrida diretamente do canal do Youtube do FECIM. O Festival será transmitido ao vivo para todo o Brasil diretamente do Ginásio do Morro do Cruzeiro. A edição de 2022 do evento cultural abre espaço para obras audiovisuais inéditas no FECIM e finalizadas a partir de 2012, ano de criação do evento.

 

SOBRE O FESTIVAL
O FECIM é um Festival de TV e Cinema realizado desde 2012 em Muqui, o Maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo. O projeto foi idealizado por Jussan Silva e Silva no intuito de promover a Economia Criativa da cidade através do Audiovisual. O objetivo da iniciativa é potencializar o cinema em comunidades interioranas contribuindo para o acesso à informação e à difusão da Cultura. Além disso, a proposta do Festival é fortalecer e apoiar a produção independente visando contemplar as diversas visões da diversidade audiovisual brasileira.

O FECIM é o único Festival de TV e Cinema do Sul do Espírito Santo. O projeto reforça a importância dos conceitos de Cidade, Cinema, Memória e Patrimônio. O Festival prioriza ao longo dos meses que antecedem à sua realização, a interiorização de práticas culturais em escolas, cineclubes, espaços públicos e comunidades rurais. A décima primeira edição do evento busca valorizar a participação popular, a construção de novas narrativas e o conteúdo multiplataforma sob o olhar de quem vive no interior e nas periferias do Brasil.

O FECIM já impacta na educação e na economia da cidade, incentivando talentos, envolvendo um público diversificado, promovendo a participação social e a valorização do Sítio Histórico. O Festival colabora para que Muqui seja considerada uma “cidade criativa”. O Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2013, ressalta a necessidade de promoção da interiorização da Cultura em todas os seus segmentos. Defender a promoção do interior capixaba é uma vocação do Festival.

 

MOSTRAS
Mostra Nacional de Curta-Metragem – Filmes de ficção, documentário, animação, experimental ou de gênero híbrido com no máximo 15 minutos de duração e finalizados entre 2012 e 2022, inéditos no FECIM.
Mostra Nacional de TV – Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação de até 26 minutos de duração, finalizados entre 2012 e 2022, inéditos no FECIM.
Mostra Nacional de WEB – Projetos Multiplataformas –Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação em qualquer formato de duração ou plataforma, finalizados entre 2012 e 2022, inéditos no FECIM.

 

PREMIAÇÕES
Júri Popular – Composto por moradores da cidade de Muqui, premiará; com o “Troféu Mucuim”, a melhor obra de acordo com seu gênero em cada Mostra Competitiva. O público online também poderá participar da votação através de um link próprio.
Melhor do Festival – Categoria que reúne todos os filmes selecionados. O público premiará com o “Troféu Mucuim” a obra que mais represente a edição 2022.

 

INSCRIÇÕES
O FECIM 2022 aceita inscrições no período de 09 de maio a 30 de junho de 2022, realizadas gratuitamente clicando aqui.
O resultado da Curadoria será divulgado em nosso site e em todas as redes sociais do Festival.

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES: [email protected]