Confira os filmes selecionados do 12º FECIM
Os idosos como protagonistas. O FECIM 2023 recebeu mais de 251 filmes vindos das mais diversas cidades do Brasil, o que representa o interesse dos produtores audiovisuais no Festival de TV e Cinema de Muqui. A proposta da 12º edição é trazer os idosos para o centro das discussões das narrativas para além dos estereótipos e clichês. A curadoria foi realizada pelo Idealizador do FECIM e Analista de Conteúdo do Canal CineBrasilTV, Jussan Silva e Silva, que reforça a importância do Cinema para o Interior do Espírito Santo:
“Foi uma honrosa tarefa selecionar os filmes dessa edição, pois é um trabalho muito sensível. As obras das Mostras Competitivas dialogam com a realidade de Muqui nas mais diversas dimensões: o amor LGBTQIA+ na velhice, a experiência do viver, o abandono familiar, a solidão, e a visão contemplativa do tempo. Está tudo aqui. Espero que as pessoas sintam-se atraídas pelas reflexões abarcadas nos filmes. Agradeço imensamente a todos os realizadores audiovisuais que seguem acreditando no FECIM. A experiência de formar público no interior capixaba não é fácil, mas a jornada fica mais prazerosa quando vocês trazem os filmes pra cá. Que o setor audiovisual brasileiro se interiorize cada vez mais, pois precisamos apresentar novas histórias ao mundo”.
Confira os filme selecionados do 12º FECIM:
Mostra Nacional de Curtas
“Quintal Verde”, de Felipe Santos. Documentário, 9 minutos, Colorido, 2021, Santo Amaro – Recife/PE.
“Os finais de domingo”, de Olavo Júnior. Ficção, 8 minutos, Colorido, 2023, Fortaleza/CE.
“Amar a Ilha”, de Isabela Alves. Documentário, 5 minutos, Colorido, 2023, Ilha do Bororé/SP.
“De frente pro escuro”, de Danilo Sacramento. Ficção, 6,43 minutos, P&B, 2023, São Paulo/SP.
“Uma pausa pra um causo e outra pro café”, de Altiere Leal. Documentário, 5:46 minutos, Colorido, 2015, Lassance/Minas Gerais.
“Kikazaru”, de Matheus Cabral. Experimental, 02:45 minutos, Colorido, 2021, Vila Velha/ES.
“Vovó Tricolor – A Vida é Maravilhosa”, de Victoria Pereira, Documentário, 12 minutos, Colorido, 2022, Rio de Janeiro/RJ.
“Deixe o sol entrar”, de Ricardo Soares. Ficção, 5:09 minutos, Colorido, 2021, Rio de Janeiro/RJ.
“A velhice Ilumina o Tempo, de Juliana Segóvia. Documentário. 20:52 minutos, Colorido, 2022 – MT
Mostra Nacional de Projetos Multiplataformas
“Curta Luz Divina – Estrela Jalba”, de John Porciúncula. Ficção, 5 minutos, Colorido, 2023, Represa Guarapiranga/SP.
Mostra Nacional de TV
“Um céu partido ao meio”, de Danielle Fonseca. Documentário, 16:33 minutos, Colorido, 2022, Belém e São Paulo.
O FECIM 2023 é uma realização da Instância de Governança Região Sul Capixaba dos Vales e Café, e tem apoio da Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Edital de Eventos 2023.