Com apoio do SEBRAE, FECIM trará players do Mercado Audiovisual para Muqui

Com apoio do SEBRAE, FECIM trará players do Mercado Audiovisual para Muqui

Publicado em: 18 de novembro de 2025

Sabe-se que a criatividade é um dos pilares do empreendedorismo, e o FECIM destaca o interior como espaço criativo capaz de gerar transformações no território por meio da Cultura.

Segundo os dados da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, o Espírito Santo possui 152 produtoras credenciadas. Segundo o Ministério do Turismo, o Audiovisual é um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento do setor. Os demais Estados do Sudeste já provaram que o Audiovisual é uma potente ferramenta para o desenvolvimento de
negócios. Sabe-se que Rio, São Paulo e Minas Gerais concentram os seus empenhos na captação de obras audiovisuais, pois atuam de forma estratégica e fortalecem a ambiência de negócios.

O Estado do Espírito Santo, por meio do Projeto DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável cita a inovação promovida pelo FECIM ao sugerir que outros Municípios busquem “Implementar uma incubadora de projetos, como meio de potencializar o capital intelectual dos atores locais e os Territórios Criativos para além do município de Cachoeiro de Itapemirim, associados a núcleos digitais para coletivos culturais (como o exemplo do polo de cinema de Muqui) nos territórios periféricos, identificados como áreas de vulnerabilidade social no Programa Estado Presente”.

Em resumo, festivais de cinema em cidades menores são catalisadores de desenvolvimento cultural e econômico, promovendo o acesso à cultura, estimulando a economia local e valorizando a produção cinematográfica regional. O FECIM será 100% realizado pela iniciativa privada valorizando as marcas apoiadoras e potencializando resultados práticos: aumento de consumo no comércio local e prestações de serviços.

O SEBRAE-ES, Patrocinador do 14º FECIM trará player’s do Mercado Audiovisual Paulista e Carioca para três encontros online gratuitos que visam fortalecer a cadeira produtiva no interior e fomentar a ambiência de negócios na Região.

PALESTRAS ONLINE 

28 NOV – Sexta-Feira 

12h10 – A direção e criação audiovisual em “D.P.A – Detetives do Prédio Azul’ com André Pellen

Inscrições gratuitas aqui.

Lançada em 2012 pelo Canal Gloob, a série “Detetives do Prédio Azul (D.P.A.)” acompanha três crianças que investigam os segredos do antigo “Prédio Azul”, enfrentando desafios, vilões e fenômenos mágicos no meio da rotina do condomínio. Ao longo dos anos, a série — que chegou à 20ª temporada em 2025 – virou um universo multiplataforma com diversas temporadas, filmes cinematográficos e spin-offs, consolidando-se como um dos maiores sucessos da TV infantil no Brasil.  

André Pellenz foi o diretor que conceituou a série ao lado de Flávia Lins e Silva e dirigiu as primeiras temporadas. André possui exitosa experiência em audiovisual, tendo atuado por mais de 20 anos na publicidade e, dirigiu além de ‘D.P.A.’ (co-produção com a Conspiração Filmes), as séries de humor de Paulo Gustavo para Multishow além de filmes como ‘Minha mãe é uma peça’

 

29 NOV – Sábado

11h – “Dicas de estrutura para projetos audiovisuais” com Laura Fazoli.

Inscrições gratuitas aqui. 

Uma aula seguida de bate papo com troca de experiências para quem precisa colocar o seu projeto ‘em pé’. Dicas de informações necessárias e como mensurar orçamentos e cronograma. Vamos falar também sobre editais e leis de incentivo.

Laura Fazoli atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos, sendo 10 deles na Globo, onde era executiva de talentos criativos. No mercado trabalhou em todas as pontas da cadeia produtiva, desde produção à produção executiva e licenciamento de conteúdo nacional e internacional. Atualmente é sócia e CEO da Capivara Movies no Rio de Janeiro onde tem diversos projetos em desenvolvimento e em finalização.

 

 

29 NOV – Sábado 

14h – “A criação de conteúdo de não-ficção para crianças” com Ana Abreu.

Inscrições gratuitas aqui. 

Roteirista do “Quintal TV”, série do Canal Futura indicada ao Emmy Internacional, Ana vai conversar sobre os desafios de criar conteúdo com foco em educação e entretenimento (edutainment), aproveitando também suas experiências na criação de séries não infantis que envolviam crianças, como o reality do GNT ‘Socorro, Meu Filho Come Mal’.

Ana Abreu é roteirista e diretora. Formada em Psicologia, com especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência, trabalhou em obras para Prime Video, GNT, Globo, Canal Futura, OFF, Nat Geo e outros, além de longas documentários e de ficção. Foi roteirista de duas séries indicadas ao Emmy Internacional. É doutoranda em Comunicação Social pela PUC-Rio e atualmente é coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá.