Onda
Notícias  »  Sem categoria   »   Nota à Comunidade Audiovisual

Nota à Comunidade Audiovisual

Nota à Comunidade Audiovisual

Infelizmente, por falta de patrocínios, a 11ª edição do FECIM está cancelada. Considerado um dos Festivais de Cinema mais relevantes do Estado do Espírito Santo; por oferecer acesso à Cultura e por defender a Interiorização do Audiovisual; o evento agendado para os dias 27, 28 e 29 de Janeiro de 2023 não conseguiu obter os recursos necessários para a sua realização.

 

Coletivo: A 11ª edição foi pensada juntamente com a comunidade do Morrão, e as expectativas eram altas desde 2021. Palco em 3D, bandas regionais, workshop’s, transmissão ao vivo e iluminação em drones do alto do Morro do Querosene eram surpresas construídas especialmente para a comunidade.

Economia: O FECIM traria os cineastas vencedores da edição 2021, realizada na Histórica Fazenda dos Andes. Só a vinda dos artistas, das cinco regiões do Brasil, ocuparia toda a rede hoteleira do Município de Muqui. O FECIM injetaria nos hotéis, pousadas e serviços de “cama e café” mais de R$40.000,00 (quarenta mil reais). Além disso, o Festival movimentaria o comércio local, principalmente os restaurantes, bares e cafeterias.

Localização: Enquadrado na recente Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, a LICC; o Festival de Cinema de Muqui não atraiu o interesse dos principais patrocinadores, sediados na Grande Vitória. A percepção da organização é a de que as empresas localizadas na Região Sul Capixaba ainda possuem muitas dificuldades sobre o funcionamento da LICC. Localizada entre Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Atílio Vivacqua; Muqui não possui uma rede de empresas que teria o incentivo fiscal do ICMS. Portanto, em tese, caberia às empresas sediadas na Grande Vitória terem um maior compromisso com as ações criativas presentes no interior do Estado.

Política Pública: O FECIM é uma ferramenta de inclusão. Numa cidade onde não há sala de cinema, o Festival cumpre esse papel ao oferecer conteúdo 100% Brasileiro. A última informação da ANCINE é que apenas 12 das 78 cidades capixabas possuem, ao menos; uma sala de cinema. Essa realidade faz com que o Festival de Cinema de Muqui necessite de mais atenção, principalmente pelo Poder Público.

Oportunidade: Desde o seu nascimento em 2012, o FECIM foi apoiado pela SECULT – Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, através de Editais Públicos ou do Chamamento de Eventos Culturais. Na defesa do projeto, a organização sempre refletia sobre a importância de mecanismos de indução regional ou de cotas para os projetos do interior. A produção sempre dizia: “Sem o apoio da SECULT, o FECIM não acontecerá”. E infelizmente o pior aconteceu. Em 2022, dentro do período eleitoral, a Secretaria de Estado da Cultura não publicou o Chamamento de Eventos Culturais; a histórica e única linha de apoio à realização do Festival de Muqui. A organização compreende que faltou sensibilidade por parte da Gestão Pública Estadual ao não oferecer mecanismos para além da LICC, principalmente por conta de realidades locais tão complexas e desafiadoras: a falta de empresas patrocinadoras locais e a falta de visão das empresas da capital sobre as potencialidades do interior do Estado.

Risco: É a primeira vez em 11 anos que uma edição do FECIM não é realizada. Ao longo desse período, o Festival se tornou um “queridinho” entre os cineastas independentes por seu conceito inovador. Desde 2019 o Festival deixou de ser produzido por produtores de Vitória e passou para uma organização local. Criado para impulsionar o Sítio Histórico de Muqui como “cidade cenográfica”, o FECIM corre o perigo de não acontecer em novembro de 2023, caso a estrutura de incentivo fiscal perdure.

Film Comission: Apesar do cancelamento da 11ª edição, o FECIM se uniu ao Convention Região Sul Capixaba dos Vales e Café para a produção de um filme nacional. As gravações terão início na segunda semana de julho e movimentarão o Sítio Histórico de Muqui e a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

 

FECIM 2023. A 12ª edição está agendada para os dias 17, 18 e 19 de novembro e necessita de apoio para a sua realização.

Sentimos muito pelo cancelamento e esperamos retornar com notícias melhores. Juntos pelo FECIM! Agradecemos à ACE-MUQUI, Prefeitura de Muqui e à CAFESUL.

 

Acompanhe o nosso perfil no instagram e não perca nenhuma novidade.

 

Sítio Histórico de Muqui-ES, 20 de Janeiro de 2023

Abs,
Equipe FECIM
Informações: [email protected]  | (28) 99987-6288