Cineastas de diversas cidades brasileiras desejam visitar o Sitio Histórico de Muqui. É o que confirma o panorama das inscrições da 9ª edição no nosso Festival. Lorenna e Wander, apresentadores do evento, deixaram uma mensagem para todos os inscritos nas três mostras:
Segundo Jussan Silva e Silva, idealizador do Festival, o FECIM segue oferecendo conteúdo de qualidade a toda região sul capixaba:
“Muqui se destaca como um verdadeiro centro cultural a céu aberto. A cada ano o Festival amadurece e se qualifica por sua resistência e protagonismo na região. O FECIM é um projeto inovador, pois está em constate transformação. Nos esforçamos para refletir os anseios da sociedade, através do tema, da curadoria e da nossa comunicação. Desejamos transformar o FECIM num evento cada vez mais popular, e conectado com as pessoas. Quando recebemos essa quantidade de inscrições, nosso entusiasmo se fortalece nestes tempos sombrios. É sinal de que a turma do cinema se respeita e se ama muito. Parabéns, audiovisual brasileiro!”
O FECIM é produzido pela “Puri Produções”, “ACE – Associação Comercial e Empresarial de Muqui” e “Vales e Café & Visitors Bureau”.
Confira aqui a lista dos inscritos. Os selecionados serão divulgados no dia 1º de setembro:
Mostra Competitiva Nacional de WEB – Projetos Multiplataformas
1 – O que é, o que é?
Direção: Victoria Singui
Categoria: Documentário
Duração: 19:47
Sinopse: Pode um lugar provocar tantas lembranças e emoções? Lembranças da infância, emoções que podem durar uma eternidade. O Orfanato Cristo Rei, fundado pelo padre italiano Dell’ Uomo, contribui desde 1924 com o acolhimento de crianças que viviam nas ruas do Espírito Santo. Por anos, também com a ajuda da Irmã Marcelina, meninos e meninas receberam auxílio que os supririam num futuro próximo. Atualmente, tornou-se Obra Social com o objetivo de mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes em situação de risco. A instituição oferece novas perspectivas de vida e nos faz questionar: qual o valor de uma obra social na vida de uma criança?
Local de Produção: Vitória, ES
Ano: 2019
2 – A morte em cédulas: a desigualdade social na morte
Direção: Lara Mireny
Categoria: Outros
Duração: 06:14
Sinopse: Embora a passagem da Bíblia – “tudo vem do pó e tudo volta ao pó” – diz que todos se igualam após a morte, é possível observar uma diferença quanto ao tratamento dos mortos no que tange à condição social e a posição de destaque na sociedade. No Espírito Santo, mais especificamente na Grande Vitória, é nítido a questão da hierarquia dentro dos cemitérios, uma vez que a qualidade dos túmulos representam o contraste entre as classes sociais. Enquanto há sepulturas de mármore, com belas estátuas e grandes crucifixos, encontram-se também, em lugares mais afastados, covas rasas, de terra, ou túmulos rachados, descuidados e até abandonados. Parece, portanto, que mesmo no cemitério, as desigualdades não morrem.
Local de Produção: Vitória, ES
Ano: 2019
3 – Mamãe Tem um Demônio
Direção: Demerson Souza
Categoria: Ficção
Duração: 24m59s
Sinopse: Barilove está morta, mas seu corpo desapareceu. Beni, uma grande fã, descobre pistas que podem trazer a verdade sobre a cantora brasileira mais famosa dos anos noventa.
Locais de Produção: São Paulo e Mogi das Cruzes, SP
Ano: 2019
4 – Lilith – A Lua Negra
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 2′
Sinopse: Segunda mostra das gravações de LILITH, A LUA NEGRA… com gravações para pós pandemia…. A Terra como laboratório, os Anjos Astronautas cientistas criam a vida no planeta.
Local de Produção: MOCOCA, SP
Ano: 2020
5 – A cidade que amo
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 1′
Sinopse: Juliana Gomes relata como pé boa noite interiorana, sem a tensão do perigo constante para uma conversa entre amigos. Texto de Josie Conti
Local de Produção: MOCOCA, SP
Ano: 2020
6 – A Libertação
Direção: Marco T. Alves
Categoria: Ficção
Duração: Média de 90″por episódio
Sinopse: Luc é um um errante que perambula faminto por sentido em madrugadas solitárias. Um andarilho perdido em suas reflexões e atormentado por sua existência. No cair da noite, todos em algum momento têm que escolher entre ser presa ou caçador.
Local de Produção: São Paulo, SP
Ano: 2018
7 – Garbo
Direção: Mateus Armas e Marília Mortican
Categoria: Ficção
Duração: 19:56
Sinopse: Bernardo é dentista, sua noiva Laura é designer, os dois estão se mudando para começar a vida em casal! Terão que se adaptar a rotina e costumes da nova cidade, onde uma associação de homens local determina o que todos devem pensar, vestir e fazer.
Local de Produção: Pelotas , RS
Ano: 2019
8 – Invasão Drag
Direção: Rafael Ribeiro
Categoria: Documentário
Duração: 13 minutos
Sinopse: Retratando o surgimento de uma nova geração de Drag queens oriundas de diversas classes sociais pautadas no impacto das novas tecnologias em suas vivências e que buscam cada vez mais visibilidade na sociedade, Invasão Drag pretende dar voz a uma cultura sempre deixada ao largo das representações políticas, sociais, econômicas.
Local de Produção: Rio de Janeiro, RJ
Ano: 2018
9 – Sem Pressa
Direção: Ricardo Teodoro
Categoria: Ficção
Duração: 20:00
Sinopse: Atrás do volante do seu carro, Ricardo, é mais um motorista de aplicativo na cidade de São Paulo. A cidade que tem como lema” nunca parar” está deserta devido a pandemia do novo CORONAVIRUS. A cada novo passageiro a realidade de milhões de brasileiros.
São Paulo, SP
Ano: 2020
10 – A educação anarquista inter-relacionada ao rap, o hip hop e o punk
Direção: Hayana Micheley Turek Machado
Categoria: Documentário
Duração: 50:58:00
Sinopse: O documentário inter-relaciona questões contraculturais entre os grupos de hip hoppers e punks residentes e circundantes de Curitiba/PR e região metropolitana. O material audiovisual compõe os anexos do trabalho de conclusão de curso em licenciatura em música de Hayana M.T. Machado. A série de entrevistas se desenvolve a partir da opinião dos indivíduos do questionário que fora disposto.
Local de Produção: Curitiba, PR
Ano: 2019
11 – Sinal Fechado – Getúlio Abelha
Direção: Lucas Sá
Categoria: Outros
Duração: 6 min
Sinopse: Videoclipe da Música “Sinal Fechado” de Getúlio Abelha. Inspirado nos filmes de terror dos anos 70 e 80, sobretudo The Rocky Horror Picture Show (1975) e Christine, o Carro Assassino (1983), o clipe de Sinal Fechado recorre às ações, aos clichês e estéticas desses filmes para contar uma história de um ritual macabro que, de certa forma, se torna um desespero amoroso e sentimental.
Local de Produção: São Luis, MA
Ano: 2020
12 – Adsumus
Direção: Kássia de Paula e Lucas Bomtempo
Categoria: Ficção
Duração: 06:15
Sinopse: Pandora (Kássia de Paula) se encanta por três artistas de rua que protestam por liberdade em tempos de censura, Kaus (Ingrid Pedroza), Romã (Rapha Harley) e Lago (Juliana Louven). Juntos decidem mudar o rumo de muitas vidas. Adsumus, estamos presentes.
Local de Produção: Rio de Janeiro, RJ
Ano: 2020
13 – Revindita
Direção: Juliana Gomes e Luiz Roberto Penereiro
Categoria: Ficção
Duração: 12:00
Sinopse: Após a morte de seu único filho, Elena suspeita que o assassino possa ser um de seus alunos.
Local de Produção: Santos, SP
Ano: 2018
14 – Do tabu ao prazer
Direção: Sabrina Heilbuth, Matheus Passos, Rafhael Pardin
Categoria: Outros
Duração: 06:01
Sinopse: Essa reportagem especial tem como objetivo adentrar o universo dos produtos eróticos, explorando o mercado, a filosofia, a economia e a desmistificação do comércio de brinquedos sexuais, tentando assim quebrar esse tabu.
Local de Produção: Vitória, ES
Ano: 2019
Mostra Competitiva Nacional de TV
1 – No Amor
Direção: Carlos Guilherme Vogel, Denise Soares, João Ademir, Marcelo Engster
Categoria: Documentário
Duração: 26 min
Sinopse: Fazer cinema no Brasil é para poucos, é para os fortes, é para quem ama. Jovens cineastas, de diversos cantos do país, falam sobre suas experiências nesta série de 05 episódios, abordando temas ligados à produção audiovisual e ao cenário do cinema brasileiro pós retomada. Financiamento, realização, distribuição e suas expectativas estão entre os temas abordados por este grupo de cineastas que seguem firmes nessa luta. Fazendo o que for preciso, no amor.
Local de Produção: Rio de Janeiro, RJ
Ano: 2020
2 – Tambor ou bola
Direção: Sergio Onofre
Categoria: Documentário
Duração: 23:54
Sinopse: Inspirado na trajetória do percussionista alagoano, Wilson Santos, fundador da Orquestra de Tambores, um personagem que dedica parte de sua vida à música e ao trabalho de difusão da percussão popular como ferramenta para inserção social de jovens da periferia. O filme desvela a trajetória de vida desse personagem real, arquétipo de tantos outros indivíduos reais da periferia, representante daqueles e de cada um de nós em nossa teimosa sobrevivência, em nossas inocentes lembranças, alegrias e dificuldades cotidianas. E ainda, num mundo onde lobos devoram lobos, um ser humano que sente e percebe a existência de tantos outros garotos e garotas, que vivem perdidos nos labirintos das ruas e nas encruzilhadas da vida, marginalizados, criando e reinventando suas próprias existências, suas brincadeiras e aventuras, ainda sem o auxílio do “novelo de Ariadne” para guiá-los de volta à vida e à liberdade. Contrariando a lógica de uma sociedade excludente, com todas as suas adversidades, nosso personagem encontra na música o caminho para sua afirmação humana e profissional e ainda, como um instrumento para ajudar outras crianças e adolescentes.
Local de Produção: Maceio, AL
Ano: 2019
3 – Venha ver o pôr do sol
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 16′ 29″
Sinopse: Baseado na obra de Lygia Fagundes Telles. Ricardo convida Raquel para um encontro em que lhe mostrará um belíssimo pôr do dol. O encontro é no cemitério.
Local de Produção: Mococa, SP
Ano: 2019
4 – AFRA – ASSOCIAÇÃO FOLIA DE REIS DE ARCEBURGO
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Documentário
Duração: 80′
Sinopse: A folia sai para a romaria cantando pelos santos reis magos. Folclore de Minas, Sul, Arceburgo. Embaixador Zezo.
Local de Produção: Arceburgo, MG
Ano: 2018
5 – O enigma das três cartas
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 23′
Sinopse: Três cartas afirmam que o senhor Perolet morrerá. E vem uma bomba. E vem uma cobra. Perolet deseja contratar o detetive Archibald Gomes para descobrir quem o persegue, mas, o comissário Kirino trará uma surpresa para o cardíaco Perolet descobrindo segredos e trapaças.
Local de Produção: Mococa, SP
Ano: 2019
6 – Em memória de mim
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 19′
Sinopse: A mulher se encontra na casa do marido, mas, sente que é algo que não lhe pertence. Pretende, com o filho que ainda nascerá, se tornar mais íntima da casa e familiares do esposo. Então, a imagem de um antepassado do marido lhe trará uma resposta inesperada.
Local de Produção: Mococa, SP
Ano: 2019
7 – O tempero
Direção: Coelho de Moraes
Categoria: Ficção
Duração: 17′
Sinopse: Roteiro de Marcos Arruda. Um Homem recebe visitas que parecem afins. Um líquido, um alimento, uma bebida, uma carne alteram a consciência dos visitantes e isso agrada ao Homem e aos cães. Um misto de bullying, chuveirada, sexualidade e desejos delirantes.
Local de Produção: Mococa, SP
Ano: 2019
8 – Bom Dia Arqueologia: Arqueologia Lúdica
Direção: Simone Mesquita
Categoria: Documentário
Duração: 16:48
Sinopse: Uma ideia, um livro, ilustração e texto. Vamos contar uma história? Eu falo através de poemas. Eu vejo desenhos coloridos com pincéis delicados. Aprendendo brincando em um mundo mágico. Sem peso algum, na Amazônia dos sonhos.
Local de Produção: Monte Alegre, AM
Local: 2020
9 – Uma Noite De Crime
Direção: Marcelo N. Reis
Categoria: Ficção
Duração: 13:12
Sinopse: História Real! Em fevereiro de 2017 no Espirito Santo, em meio ao carnaval. Toda a polícia entrou em greve. A cidade foi tomada pelo crime e violência. Um grupo de elite policial é desfeito. E agora, Lincoln, um ex-soldado tem que proteger sua família em meio a uma guerra. Esse eventos ficaram conhecidos como Uma Noite De Crime.
Local de Produção: Vitória, ES
Ano: 2019
10 – Uma Questão De Fé
Direção: Elber Xavier
Categoria: Documentário
Duração: 20 59
Sinopse: Um dos movimentos religiosos mais tradicionais, o cortejo a Iemanjá é celebrado em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, o documentarista Elber Xavier registra detalhes da homenagem, desde o Mercadão de Madureira, até a praia de Copacabana. Durante o percurso, especialistas e líderes do movimento contam detalhes históricos e sobre a importância dessa celebração.
Local de Produção: Mercadão de Madureira, RJ
Ano: 2019
11- Guardaram Por Nós
Direção: Catharina Bergo
Categoria: Documentário
Duração: 24:37:00
Sinopse: No sul de Minas Gerais, três famílias vivem suas vidas no campo, recuperando a importância da relação com a natureza e com o tempo. O cultivo de sementes crioulas as unem através de experiências que resgatam ancestralidades e a possibilidade da diversidade.
Local de Produção: São Paulo, SP
Ano: 2019
Mostra Competitiva de Curta Metragem Nacional
Em breve.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!