Onda
Notícias  »  Sem categoria   »   10º Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2021

10º Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2021

10º Festival de cinema de Muqui abre inscrições para a edição 2021

10º FECIM – FESTIVAL DE TV E CINEMA DE MUQUI

SELEÇÃO NACIONAL

DE FILMES DE CURTA METRAGEM, DE PROJETOS MULTIPLATAFORMAS E SÉRIES DE TV

O FECIM – Festival de TV e Cinema de Muqui realizado no Maior Sítio Histórico do Espírito Santo está em sua décima edição e abre inscrições para filmes de curta metragem, projetos multiplataformas e séries de TV. O evento  de difusão audiovisual acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021 na modalidade online diretamente do canal no Youtube do FECIM. A edição comemorativa de 10 anos abre espaço para obras audiovisuais finalizadas desde 2012, ano de criação do FECIM e do Tombamento do Sítio Histórico de Muqui.

SOBRE O FESTIVAL

O FECIM é um Festival de TV e Cinema realizado desde 2012 em Muqui, o maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo. O projeto foi idealizado por Jussan Silva e Silva no intuito de promover a Economia Criativa da cidade através do Audiovisual. O objetivo da iniciativa é potencializar o cinema em comunidades interioranas contribuindo para o acesso à informação e à difusão da Cultura. Além disso, a proposta do Festival é fortalecer e apoiar a produção independente visando contemplar as diversas visões da diversidade audiovisual brasileira.

O FECIM é o único Festival de TV e Cinema do Sul do Espírito Santo. O projeto reforça a importância dos conceitos de Cidade, Cinema, Memória e Patrimônio. O Festival prioriza ao longo dos meses que antecedem à sua realização, a interiorização de práticas culturais em escolas, cineclubes, espaços públicos e comunidades rurais. A décima edição do evento deseja valorizar a participação popular, a construção de novas narrativas e o conteúdo multiplataforma sob o olhar de quem vive no interior do Brasil.

O FECIM já impacta na educação e na economia da cidade, incentivando talentos, envolvendo um público diversificado, promovendo a participação social e a valorização do Sítio Histórico. O Festival colabora para que Muqui seja considerada uma cidade criativa. O Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2013, ressalta a necessidade de promover a interiorização da Cultura em todas os segmentos da Economia Criativa. Defender a promoção do interior capixaba é uma vocação do Festival.

TEMA 2021

Agricultura Familiar e Vida no Interior

O 10º FECIM busca obras audiovisuais que apresentem narrativas interioranas. O Festival deseja reunir filmes que revelem em sua estrutura o poder das histórias vindas das pequenas cidade e comunidades rurais do Brasil.  Portanto, obras que mostrem como é a vida no interior e como as pessoas alcançam seus propósitos.

Essa experiência precisa ser cada vez mais reforçada num projeto de difusão audiovisual no interior, como o FECIM. O Estado do Espírito Santo, possui apenas 12 salas de Cinema entre os 78 Municípios Capixabas. Daí a importância dos Festivais levarem obras audiovisuais para o interior. O FECIM é a única oportunidade de acesso ao cinema para a Região Sul.

O FECIM assegura um retorno financeiro à agenda cultural do Sítio Histórico movimentando a economia  dos prestadores de serviços locais, dos hotéis, bares, restaurantes e serviços de “Cama & Café”.

MOSTRAS

Mostra Nacional de Curta-Metragem – Filmes de ficção, documentário, animação, experimental ou de gênero híbrido com no máximo 15 minutos de duração e finalizados entre 2012 e 2021, inéditos no FECIM.

Mostra Nacional de TV – Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação de até 26 minutos de duração, finalizados entre 2012 e 2021, inéditos no FECIM.

Mostra Nacional de WEB – Projetos Multiplataformas –Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação em qualquer formato de duração ou plataforma, finalizados entre 2012 e 2021, inéditos no FECIM.

PREMIAÇÕES

Júri Popular

O Júri Popular, composto por moradores da cidade de Muqui, premiará; com o “Troféu Mucuim”, a melhor obra de acordo com seu gênero em cada Mostra Competitiva.

O FECIM 2021 poderá premiar com dinheiro, a depender da captação de recursos do Festival.

O FECIM se responsabiliza pelas despesas de envio dos troféus aos ganhadores.

INSCRIÇÕES

O FECIM 2021 aceita inscrições no período de 18 de agosto a 05 de setembro de 2021, realizadas gratuitamente por meio do link de inscrições: https://bit.ly/InscriçõesFECIM2021

O resultado da Curadoria será divulgado no   dia  11 de outubro de 2021 no site e em todas as redes sociais do Festival.

A programação do Festival será lançada no dia de Muqui, 22 de outubro de 2021.

FORMATOS

Os filmes selecionados deverão ser enviados em formato digital, FULL HD, MP4, para o e-mail inscricoesfecim@gmail.com sem prazo para download ou pelo Correio, em 1 DVD, para o endereço: 10º FECIM – Festival de Cinema e TV de Muqui – Rua Aurélio Rodrigues Alves, nº 114, Entre Morros – Muqui –ES

– Brasil. CEP: 29480-000.

A obra selecionada não será aceita em plataforma com prazo para download.

As despesas de transporte e todos os encargos e tributos incidentes referentes à remessa do trabalho para a seleção serão de total responsabilidade do participante.

Os produtores dos filmes enviados para a seleção da curadoria autorizam a divulgação das obras nas plataformas digitais do FECIM, que deverão ser utilizados somente com objetivos culturais, sem fins comerciais.

O responsável pela inscrição do trabalho selecionado deverá enviar, para o endereço descrito acima, declaração informando que dispensa cobrança oriunda de direito autoral por parte do ECAD, conforme rege a Lei 9.610/98. Essa declaração deverá ser assinada pelo Autor da Trilha Sonora, ou música veiculada no filme, em conjunto com o diretor da obra audiovisual e enviada para o e-mail inscricoesfecim@gmail.com.

NÚMERO DE TRABALHOS INSCRITOS

Cada realizador pode inscrever quantos projetos desejar desde que preencha diferentes formulários para cada obra.

COVID-19

Considerando a pandemia presente no país, e as orientações da OMS, do Ministério da Saúde, do Governo de Estado do ES e da Prefeitura de Muqui, e a imprevisibilidade da realidade local, o FECIM se resguarda no direito de realizar o evento no formato online. Os realizadores autorizam a exibição dos seus filmes de forma gratuita no Youtube do FECIM, pelo prazo de 24h.

DIVULGAÇÃO

Com a autorização do realizador, todas as informações presentes no formulário de inscrição dos filmes selecionados, assim como trechos de até 30 segundos da obra, poderão ser publicadas e exibidas por meio das páginas do Festival na internet, bem como em publicações impressas, sonoras e televisivas, no intuito de divulgar os trabalhos e o 10º FECIM.

A inscrição no Festival implica na plena aceitação deste regulamento.

Dúvidas e informações: inscricoesfecim@gmail.com

Jussan Silva e Silva

Idealização